quinta-feira, 29 de outubro de 2020

Brasileiro é premiado em concurso internacional

 

Brasileiro é premiado em concurso internacional com solução para ilhas de calor em Abu Dhabi

O escritório brasileiro Estúdio Leonardo Zanatta foi premiado com menção honrosa no concurso internacional “Cool Abu Dhabi” que desafiava os participantes a projetar ideias criativas para enfrentar a mudança climática e fornecer soluções para o efeito da ilha de calor urbana em Abu Dhabi. Intitulada Abu Dhabi Skins - (Bio)Reactive Urbanscape, a proposta é a única selecionada do continente Americano.

Cortesia de Leonardo ZanattaCortesia de Leonardo ZanattaCortesia de Leonardo ZanattaCortesia de Leonardo Zanatta+ 16

O projeto consiste em um dispositivo urbano que pode reproduzir sinteticamente os benefícios da vegetação com consumo zero de água doce, aumentando as discussões em torno da biônica e como as interações entre organismos vivos e tecnologia podem resolver os principais problemas ambientais nas cidades contemporâneas. O experimento Urban Skin cria um ambiente termicamente confortável para as pessoas circularem sem carros, mitigando o efeito de ilha de calor urbana, absorvendo CO2 e reduzindo os níveis de energia usados em resfriamento mecânico por períodos mais longos do ano.

Cortesia de Leonardo Zanatta
Cortesia de Leonardo Zanatta

A proposta teve como ponto de partida o conceito de biônica, em que mecanismos naturais e artificiais são utilizados de maneira integrada. Neste caso, as estruturas foram feitas para receberem uma fina camada de água do mar, que serve como cultura para algas do gênero Spirulina Noctilluca. Desta forma, o sistema dissolve a camada de poluição que prende o calor sobre a cidade, enquanto as estruturas sombreiam superfícies de baixo albedo. A água, por sua vez, arrefece o ambiente através de resfriamento radiante e evaporativo, em uma composição que, ao ter modelos térmicos ensaiados, demonstrou ser capaz de diminuir a temperatura local de centros urbanos em biomas desértico em até 10ºC (variando de acordo com níveis de umidade).

Cortesia de Leonardo Zanatta
Cortesia de Leonardo Zanatta

Quando usado em conjunto com biorreatores, microalgas são até 400 vezes mais eficientes do que uma árvore na remoção de CO2 da atmosfera e um kg de algas requer cerca de 1,8 kg de dióxido de carbono, que é convertido em biomassa e oxigênio e consequentemente, recurso financeiro. 

Cortesia de Leonardo Zanatta
Cortesia de Leonardo Zanatta

Aproveitando as propriedades de absorção e transmissão da água, que se aproximam às do vidro low-E, a camada de água atua bloqueando a radiação ultravioleta e infravermelha, protegendo a superfície do tanque de absorver o calor. A água resfriada geotermicamente se aproxima de uma temperatura de bulbo úmido de 15°C (uma superfície de asfalto típica atinge 60-100°C). A temperatura ambiente é de aproximadamente 50% do calor radiante da radiação superficial e 50% da temperatura do ar, o que significa que sob grandes composições do sistema com a temperatura do ar de 35°C, uma temperatura radiante média da estrutura e do ar de 25°C é alcançada.

Cortesia de Leonardo Zanatta
Cortesia de Leonardo Zanatta

Ficha Técnica
Nome do Projeto: Sheikh Zayed Plaza
Escritório: Estúdio Leonardo Zanatta
Arquiteto: Leonardo Zanatta
Ano de conclusão do projeto: 2030
Área bruta construída: 1000m² (Protótipo inicial)
Localização do projeto: Abu Dhabi, EAU

Por que optar por construções modulares?

 

Por que optar por construções modulares?

© Jesus Granada
© Jesus Granada
© Dennis Lo
© Dennis Lo

O que exatamente significa "construção modular"?

De acordo com o Modular Building Institute, “a construção modular é um processo no qual um edifício é construído fora da obra, sob condições controladas, usando os mesmos materiais e projetando com os mesmos códigos e padrões das instalações convencionais - mas na metade do tempo." A construção modular também é um termo genérico que inclui alguns tipos diferentes de construção:

  • Construções modulares volumétricas (as preferidas pelo Modular Building Institute) é um processo no qual espaços inteiros ou seções de salas - completos, incluindo paredes, pisos e tetos - são construídas em uma fábrica e, em seguida, transportados para um local final para montagem. Este tipo de construção é usado para projetos modulares permanentes e relocáveis (edifícios que não são projetados para serem movidos versus aqueles que são; por exemplo, um hotel ou uma sala de aula temporária).
  • construção em painéis é um processo no qual os painéis das paredes internas e / ou externas são construídos em uma fábrica e, em seguida, transportados e dispostos na obra. O resto do edifício é construído in loco.
Courtesy of Modular Building Institute (MBI)
Courtesy of Modular Building Institute (MBI)
Courtesy of Modular Building Institute (MBI)
Courtesy of Modular Building Institute (MBI)

Quais são os benefícios da construção modular em comparação com os métodos de construção tradicionais? Há realmente uma economia de custos?

A construção modular certamente pode economizar custos, mas esse não é seu principal benefício. A grande vantagem é a economia de tempo e o retorno mais rápido do investimento. Como a construção modular permite a montagem industrializada que ocorre simultaneamente com a preparação do terreno, o tempo total necessário para construir uma estrutura pode ser reduzido drasticamente. Frequentemente, quando a obra está pronta (fundação nivelada, encanamento no local, concreto curado, etc.), os módulos construídos na fábrica estarão prontos para serem instalados. Um hotel de construção modular, por exemplo, pode abrir suas portas e começar a gerar receita entre 30% e 50% mais cedo do que um hotel de construção tradicional.

Outros benefícios incluem maior segurança dos trabalhadores (todos estarão trabalhando em um ambiente seguro e controlado, em oposição a trabalhar em alturas ou ambientes precários e menos controlados), maior produtividade, maior certeza de cronograma (pedidos de mudança atrasados ​​e atrasos climáticos são bastante minimizados) e previsibilidade de custo aprimorada.

© Amy Barkow
© Amy Barkow
Courtesy of Modular Building Institute (MBI)
Courtesy of Modular Building Institute (MBI)

A construção modular é sustentável?

A construção modular é considerada uma opção mais sustentável do que os métodos de construção tradicionais por alguns motivos:

  • Maior flexibilidade e reutilização. Edifícios modulares podem ser desmontados e os módulos realocados ou reformados para um novo uso, reduzindo a demanda por matéria-prima e minimizando a quantidade de energia gasta para atender a nova necessidade.
  • Menos desperdício de materiais. Ao construir em uma fábrica, o desperdício é eliminado pela reciclagem de materiais, controle de estoque e proteção dos materiais de construção.
  • Melhor qualidade do ar. Como a estrutura modular é substancialmente concluída em um ambiente controlado de fábrica, com materiais secos, a possibilidade de altos níveis de umidade serem retidos em novas construções é eliminada.
© Jan Bitter
© Jan Bitter
Courtesy of Modular Building Institute (MBI)
Courtesy of Modular Building Institute (MBI)

Pode-se utilizar em qualquer tipo de construção? Em quais casos é conveniente escolher a construção modular em vez dos métodos tradicionais?

Qualquer tipo de edifício pode ser construído de forma modular. Mas, para isso, ele deve ser concebido e projetado como tal. A construção modular é frequentemente escolhida quando o tempo é essencial ou o espaço é escasso. Por exemplo, na Europa, lotes urbanos são muitas vezes limitados por estradas e outros edifícios, portanto, construir tradicionalmente (trazer materiais e trabalhadores para o local por um longo período de tempo) pode ser proibitivo. Com a construção modular, você precisa de um guindaste e muito menos pessoal para erguer a edificação em menos tempo. E, em locais urbanos estreitos, a redução da poluição sonora é um benefício adicional.

Courtesy of Ola Roald Arkitektur
Courtesy of Ola Roald Arkitektur
Courtesy of Modular Building Institute (MBI)
Courtesy of Modular Building Institute (MBI)

Quais são os requisitos técnicos específicos? Por exemplo, há requisitos de segurança ou restrições projetuais?

Considerando que a construção tradicional pode ser um processo mais fluido, em que mudanças de projeto são introduzidas mesmo após o início da construção (muitas vezes causando atrasos), a construção modular exige que os profissionais do projeto colaborem e concluam seu trabalho antecipadamente. É durante este processo que a construção modular - principalmente a construção modular permanente - geralmente depende do BIM avançado para avaliar o desempenho energético e identificar as medidas de eficiência mais econômicas. Os projetos são então entregues ao fabricante para a pré-fabricação e construção industrializada.

© Guilherme Jordani
© Guilherme Jordani

No que diz respeito às restrições de projeto, edifícios modulares são construídos de acordo com os mesmos códigos e especificações de construção dos edifícios tradicionais e são virtualmente indistinguíveis destes. De residências unifamiliares a edifícios de escritórios de vários pavimentos, a construção modular pode ser usada em qualquer lugar.

AutoCAD 2021

http://trial2.autodesk.com/NetSWDLD/2021/ACD/80A03A2D-8FA9-43FD-9B26-1604CAD1D9CF/SFX/AutoCAD_2021_English_Win_64bit_dlm.sfx.exe Caso ao cli...