SOM projeta módulo de sala de aula adaptado à Covid-19
O escritório Skidmore, Owings & Merrill desenvolveu uma sala de aula modular como resposta à Covid-19. Intitulado School / House, o projeto responde aos principais desafios de densidade, circulação de ar e flexibilidade nas escolas. O sistema de sala de aula de rápida implantação trata do distanciamento social, saúde e segurança durante a pandemia, ao mesmo tempo que oferece espaço de aprendizagem durante reformas ou crescimento rápido.
School/House apresenta tetos altos, vista para o exterior, sistemas de circulação de ar aprimorados e acabamentos facilmente higienizáveis, bem como tecnologia integrada para ensino e aprendizagem híbridos. Segundo a equipe de projeto, "ele pode ser implantado rapidamente em qualquer superfície plana, tanto em contextos rurais quanto urbanos, e em série, caso uma escola precise aumentar rapidamente para oferecer aos alunos aprendizado presencial sem comprometer sua saúde."
Os módulos são compostos por 7 painéis planos dobráveis que conformam um espaço de 11m x 12,8m, capaz de acomodar uma classe de 25 alunos distantes 1,80m uns dos outros. Em densidades típicas, o módulo pode receber até 50 alunos.
Um sistema de piso elevado garante a renovação do ar e leva um ponto de energia elétrica para cada aluno. O projeto pode conformar um conjunto interligado de salas de aula e espaços ao ar livre, dependendo da necessidade.
Galeria de Imagens
Cita: Baldwin, Eric. "SOM projeta módulo de sala de aula adaptado à Covid-19" [SOM Designs COVID-Responsive Pop-Up School] 29 Set 2020. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado 30 Set 2020. <https://www.archdaily.com.br/br/947970/som-projeta-modulo-de-sala-de-aula-adaptado-a-covid-19> ISSN 0719-8906
Nenhum comentário:
Postar um comentário